quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Eu leio Isaac Asimov

Duas palavras sobre Isaac Asimov: "Simplesmente genial!"


Não sou muito boa de resenha, mas posso te dizer que o cara é um excelente autor! As ideias, as tramas, as reviravoltas, a personalidade marcante dos personagens, o humor e a crítica à sociedade de forma sutil fazem dele meu atual escritor favorito. Quando você pensar que entendeu a história, que já sabe o que vai acontecer, então Asimov vira a história no avesso e você fica a ver navios, mas vai se apaixonar e querer ler mais e mais.

Eu, robô de Isaac Asimov, pela editora Aleph.
Foto por Interocitro.

Eu tenho um paladar literário difícil de agradar. Na verdade, tenho a mente aberta para conhecer escritores e livros diferentes dos que eu leio, principalmente quando eles estão na ilha de promoções da livraria. Mas devo confessar que já tive muitas decepções "experimentando" novos autores e que, inevitavelmente, eu acabo fazendo comparações entre os estilos literários dos meus escritores favoritos com esses desafortunados.

Quando eu vi o livro "Eu, robô" de Isaac Asimov em "promoção" (R$39,00 é promoção?) e eu pensei: "Levo ou não levo?" Enquanto pensava, um vendedor chegou para mim e disse: "Leva esse livro! 'Eu, robô' é muito bom e Isaac Asimov é o cara! Acredite em mim, você tem que ler esse livro." e foi embora. Se ele tivesse se oferecido para me atender ou me dado aqueles cartõezinhos de vendedor ou se pedido para fazer a notinha (lá os vendores fazem notinha para ganhar comissão), eu saberia que na verdade era papo-de-vendedor. Mas não, ele elogiou o livro e foi embora. Aí eu fiquei mais encucada ainda.




Procurei meu marido que estava na sessão de games (para variar!) e perguntei se ele conhecia o autor e relatei o caso do vendedor-fã. Meu marido confirmou que era ou devia ser um ótimo livro, porque embora ele nunca tivesse lido, disse que Isaac Asimov era muito famoso. Estava resolvido então, "Eu, robô" foi para casa comigo e eu A-M-E-I !



ISAAC ASIMOV e seus clássicos

Asimov escreveu muitos contos futurísticos e foi ele quem primeiro escreveu uma história com um robô demonstrando sentimentos.  Ele escrevia para revistas e posteriomente publicou livros juntando os contos, modificando um pouco aqui e ali.

A Trilogia da Fundação é a mais famosa escrita por Asimov. Nesses três livros as histórias se passam milhares, talvez milhões de anos depois da nossa, onde uma ciência que prevê o futuro e permite ver meios de modificá-lo é usada pelos humanos. A trilogia fez tanto sucesso que os fãs insistiram para que o escritor continuasse a história e ele escreveu mais quatro livros seguindo essa linha, incluindo aí o Origens da Fundação (que conta como tudo começou).


As duas trilogias relacionadas à Série Fundação de Asimov.
Foto por Fuckyeah Aleph.

Tem também os livros da Série Robôs e as coletâneas de histórias (como é o caso do Eu, robô). Mas se você der uma olhadinha no Wikipédia, vai ver que ele escreveu muitas, muitas obras. Veja aqui nesse link.




RESENHAS


EU, ROBÔ

Foi o primeiro que eu li do Asimov. É muito engraçado e muito impressionante (pelo menos foi para mim uma caixinha de surpresas) e não, não tem nada a ver com o filme homônimo, estrelado por Will Smith. Se quiser ler a opinião de outros leitores, tem o Skoob, que é um ótimo site para quem ama livros. Clica aqui para ler as resenhas sobre o livro Eu, robô.


ORIGENS DA FUNDAÇÃO

Esse ainda estou no metade, mas já amei! É muito, muito, muito bom! Eu tive a certeza de que Asimov era um gênio depois de acabar o primeiro capítulo desse livro. Recomendo de olhos fechados qualquer livro dele, mas eu diria para começar por esse. Leia aqui uma resenha publicada no Skoob sobre o livro Origens da Fundação.




Bom, eu vou indo, mas me conta: você já leu algum livro do Asimov? Eu aceito sugestões para minhas próximas leituras. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos. Sempre com educação e sem violência, esse é um blog de paz ^.^

Leia mais sobre a nossa Política de Moderação de Comentários