domingo, 22 de fevereiro de 2015

Quero ser um desenvolvedor Front-end? O que e onde estudar?

Olá!

Eu sou Muriel, e recentemente "descobri" o que provavelmente quero ser da vida: desenvolvedora front-end e web designer.

Foto por Computers 4 Business
Mas o que é front-end? O que eu tenho que estudar? Onde eu posso estudar gratuitamente? Eu respondo tudo, calma. ^^



A SAGA

Eu digo "descobri" por que, na verdade, sempre tive um pé no CorelDRAW (desde que descobri o Ilustrator com 14 anos) e queria ser Designer Gráfica, trabalhar com logos e propaganda.

Depois, com 16 anos, esbarrei no Blogger por acaso e criei um blog e, consequentemente,  encontrei o maravilhoso mundo do desenvolvimento de blogs. Foi viciante, passei dias a fio criando o template do jeito que eu imaginava. Era um blog sobre resenhas literárias e até cheguei a postar algumas resenhas lá. Mas, comecei a procurar templates gratuitos na internet e achei o site Btemplates, que é simplesmente o melhor site para isso! E lá, olhando um template e outro comecei a querer fazer outros blogs só para usar um determinado template ou, personalizar um dos modelos do Blogger só para ver como ficaria. Resultado: criei inúmeros modelos e simplesmente amei fazer cada um deles.

Diante disso, fiquei imaginando se poderia ganhar a vida escrevendo um blog. Pesquisei sobre monetização, fiz cadastro no Google Adsense e postei, postei, postei. Mas não rolou. Nunca ganhei um centavo com meu blog, mas também nunca gostei da idéia de ter anúncios na tela, eu sei o quanto incomoda estarmos lendo e ter um anúncio que nem nos interessa piscando do lado. ¬¬ Então, tirei os anúncios e continei postando por um tempo, mas meu verdadeiro interesse era criar novos templates e logos.

Os anos foram passando e eu passei duas vezes na federal para cursar letras (adoro aprender línguas!) e das duas vezes, tudo o que podia dar errado, deu e não consegui cursar. Como já dizia Fala Mansa: "Chorei, chorei, agora não choro mais."

Hoje eu vejo que poderia ser feliz estudando Letras, mas que provavelmente não seria tão feliz lecionando ou trabalhando em um jornal ou revista. Adoro ler, mas leio o que eu gosto e não sei se ia apreciar ler/escrever por obrigação e sob pressão. Da mesma forma, eu amo ensinar, mas gosto de ensinar quem está disposto a aprender e ficaria "gastando" minha paciência com alunos dispersos (que são maioria).

Fiquei quase dois meses matutando o que ia fazer da minha vida profissional e, nem lembro porquê, decidi criar esse blog, como blog pessoal. Como não achei um template de girafa sequer (?) comecei a desenvolver o meu. De novo eu amei! Então, meu marido me diz que eu seria uma boa Web Design se soubesse usar as ferramentas certas. Bling! Uma lâmpada acendeu sobre a minha cabeça! É isso que vou ser. =D


WEB DESIGN, PROGRAMADORA, FRONT-END, BACK-END?

Pois é, quando comecei a pesquisar que cursos fazer me deparei com todos esses nomes e não fazia a mínima idéia do que exatamente eu queria ser.

De forma bem resumida, eu digo que quero ser front-end (depois de muita pesquisa) porque é o profissional que vai trabalhar com o visual, a estrutura e o estilo do site/blog. Não é só o template, mas também edição de HTML, CSS e usa (pelo que eu ouvi falar) JavaScript. E quero ser Web Designer justamente pelos motivos que eu citei na minha longa história.

Se você quer saber a diferença entre Web Designer, programador, front-end e back-end, clica nos links a seguir. Fábio Lobo e Leandro Oriente foram as minhas referências para decidir meu caminho, mas o X-Cake também ajudou a esclarecer algumas dúvidas.






MUITO BEM, TAMBÉM QUERO SER FRONT-END E AGORA?

Agora, é estudar! E muito! Pelo que eu li no site desses caras, o básico do básico é saber HTML e CSS, como linguagens de marcação, JavaScript como linguagem de script e PHP como linguagem de programação. O que exatamente quer dizer programação, marcação e script, eu ainda não entendi, rsrs. Mas se você souber, por favor compartilhe sua sabedoria ou assim que eu descobrir eu posto aqui! =) Depois de aprender JavaScript, deve-se aprender JQuery, que é uma biblioteca (oi?) do JavaScript.


ONDE APRENDER ISSO TUDO?

Como normalmente sou assalariarada e, atualmente, nem isso, então eu procurei cursos gratuitos. E encontrei!

Fundação Bradesco: para curso de Lógica de Programação, HTML Básico e HTML Avançado. Para acessar os cursos, você deve se cadastrar gratuitamente e testar (sim, é isso mesmo: testar!) em qual navegador o curso vai dar certo, ha, ha, ha. Comigo funciona no Google Chrome mesmo, mas antigamente eu só conseguia abrir as aulas no Firefox, então teste aí, em algum deles você consegue. Não esquece de desbloquear a opção de janela pop-up. A vantagem da Escola Virtual é que a Fundação Bradesco lhe fornece um certificado no final do curso se você alcançar 70% ou mais de aproveitamento.

Página da Escola Virtual, da Fundação Bradesco.

Code School: para aprender PHP, JavaScript e JQuery e tem uma variedade de cursos de linguagem de programação e marcação, sistemas operacionais, linguagens de script e muito mais. É de graça, mas é em Inglês. Não fala Inglês? Aprende com o Duolingo.

Página do Code School.

Não é obrigatório, mas é sempre bom aprender a usar um editor de imagens, como os que citei anteriormente. Quando eu encontrar sites com cursos nesse assunto eu aviso aqui no blog.


O QUE ESTUDAR PRIMEIRO

Bom, depende do que você sabe. Eu por exemplo, estou fazendo Lógica de Programação e depois vou fazer HTML Básico pelo Fundação Bradesco. Em seguida, o HTML Avançado e então, vou me aventurar no curso de PHP, para depois aprender JavaScript. Enquanto estudo essas coisas, estou fazendo Inglês e Sueco (só porque eu amo a Suécia, mesmo) no Duolingo e aos poucos aprendendo funções novas no CorelDRAW.

É isso, espero que tenha ajudado você a se localizar e saber, pelo menos, por onde começar. Só mais uma dica, leia muito, muito mesmo. Leia blogs, sites dos ninjas do desenvolvimento web, principalmente os que se declaram front-end (se esse for seu caminho), se puder compre livros sobre as linguagens para aprender mais e fuçe bastante na plataforma que você quer aprender (seja Blogger, Wordpress ou outro).


Estou aprendendo ainda sobre tudo isso, e o que eu for descobrindo vou postando.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos. Sempre com educação e sem violência, esse é um blog de paz ^.^

Leia mais sobre a nossa Política de Moderação de Comentários