quinta-feira, 23 de abril de 2015

Programa Gratuito Para Desenho Vetorial: Inkscape


Todo mundo que já precisou fazer um logo, marca ou desenho para colocar no site, blog ou banner, sabe da necessidade de ter um bom programa de vetores. Tem os famosos (CorelDraw e Ilustrator) e consequentemente, pagos e tem os gratuitos para quem não pode pagar (como eu!) e não quer recorrer aos piratas.

É um sofrimento ter um programa pirata e ter que ficar “fugindo” quando ele pede a licença ou chave. Não viva na ilegalidade, porque convenhamos, pirataria é crime, né?

O que fazer então? Baixa um gratuito e seja feliz!

 
INKSCAPE, imagem por Wikimedia.

Meu marido que indicou e eu, simplesmente, amei o "Inkscape". Já estou até chamando carinhosamente de Ink, rsrs. Quer conhecer? Então, vem comigo!



Meu marido diz que o Ink é quebra-galho porque comparado com os pagos, ele é básico. Mas para mim ele é ótimo, deve ser porque eu sou básica, rsrs.

A primeira vista o Inkescape é assim, e, aliás, programa não tem versão para o Português:


Tela do Inkscape. Imagem por Coisa de Girafa.



O Básico para Vetorizar

Tem várias ferramentas, todas as que usava no pago tem no Ink. Eu uso muito a “Draw Bezier” para vetorizar desenhos, ela fica do lado esquerdo da tela. Uso a segunda ferramenta também do lado esquerdo para “ajeitar” as curvas dos vetores. A paleta de cores é grande e dá para se divertir nela.



Detalhe da tela do Inkscape.
Imagem por Coisa de Girafa.



Cadê o Genrenciador?

Eu ainda estou aprendendo a usar o Ink e tem coisas que eu não achei ainda. Não sei se existem no programa ou não, mas prometo continuar a procurar. Por exemplo, sabe aquela lista para organizar os “objetos” e que nomeia cada um? No Corel era chamado de gerenciador de objetos e no Ink eu não achei nada do tipo, embora ele tenha como colocar um “objeto” acima ou abaixo do outro. Mas se eu achar o gerenciador de objetos eu posto aqui onde está escondido o danadinho, ok?


Salvar e Exportar com o Ink

Outra coisa que é diferente é a barra de salvar, copiar, recortar, colar, que está do lado direito e não no superior, como no CorelDraw.

Na opção Exportar, o programa só salva como imagem e na extensão png. Claro que é só você abrir em qualquer editor de imagem, como o Paint, e salvar com as outras extensões de imagem, mas isso é um ponto a menos para o Ink, com certeza.

Na janelinha de exportar, temos opção de alterar o nome do arquivo que será salvo e a largura e altura da imagem, só ressaltando que o programa que vai manter a proporção da imagem que está em vetor, sem cortá-la.


Janela de Exportar do Inkscape.
Imagem por Coisa de Girafa.


Ao contrário do Corel, que precisamos configurar para a imagem ficar sem fundo, no Inkscape a imagem em png é salva, altomaticamente, sem fundo. Se quiser um fundo, coloque um quadrado por trás do seu desenho, que pode ser branco ou de outra cor qualquer, antes de exportar.

No Salvar Como você tem diversas opções de formato, incluindo pdf e zip.



Gratuito e sem propaganda

Essa é uma das coisas que eu amo no Ink: não tem propaganda! Odeio programas que se dizem gratuitos e ficam poluindo a janela com propagandas piscando e dançando.

Em resumo, o Inkscape pode ser básico para alguns, mas salva sua pele na hora de fazer um desenho no vetor e ele já ganhou meu coração!


Exemplo de desenho vetorizado no Inkscape

Se quiser um exemplo do que dá para fazer com ele, é só dar uma espiadinha no título do meu blog feito para os estrangeirinhos, o Brazil by Muriel. Eu fiz todo o desenho usando o Ink.

Acesse Brazil By Muriel para ver
o desenho completo que eu fiz no Inkscape.


Onde baixar?

Antes que eu esqueça, você pode baixar o programa gratuitamente pelo Baixaqui ou no próprio site do Inkscape, que foi onde eu baixei.


E você? Já usou o Inkscape?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos. Sempre com educação e sem violência, esse é um blog de paz ^.^

Leia mais sobre a nossa Política de Moderação de Comentários